Skip to main content

O Curso de Ferramentas para Melhoria da Gestão e dos Processos foi pensado por profissionais que vivem o dia a dia da saúde e reconhecem o processo em “cascata” que nos acompanha durante as jornadas de trabalho.

Eliminar a cascata da ineficiência

A história das organizações de saúde ao redor do mundo, nos mostram que temos atuado com processos que geram grande perda de tempo, em uma cascata de ineficiência, categorizada por movimentações desnecessárias dentro da organização, em que o retrabalho ocorre por falta de clareza de como os processos se estruturam, levando o profissional a repetir as atividades e os processos sem refletir sobre: “o que”, “como”, “quem está envolvido no processo”, “quais os desdobramentos” são esperados para determinados processos. Ao final teremos um processo de trabalho ineficiente.

Supermercado de ferramentas: Curso de Ferramentas para Melhoria da Gestão e dos Processos

A AtosInova Saúde, de maneira inovadora, preparou para você esse Curso com o primeiro trio de ferramentas do Supermercado de Ferramentas, que poderá ser melhor compreendido no artigo Como Implementar Lean na Saúde.

Resgatar o PDCA – Fundamento Científico

Você vai iniciar seu projeto de melhoria A3 e está diante de uma oportunidade de melhoria para a sua unidade de saúde e equipe. Utilizar ferramentas adequadas no desenvolvimento do pensamento científico ou PDCA/PDSA (Planejar, Fazer, Checar/Estudar, Avaliar) trará assertividade na condução do projeto, segurança e robustez aos dados coletados, engajamento de equipe e fluidez no desenvolvimento das ações.

Ferramentas para Melhoria da Gestão e dos Processos

Assim, vamos pensar sobre um projeto em andamento em sua unidade de saúde e como esse curso poderá ajuda-lo, com as três ferramentas para melhoria da gestão e dos processos, que vamos te ensinar durante o Curso.

Exemplo: Processo de Dispensação de Medicamentos

A equipe que você atua está com dificuldade de elaborar um plano que possa atualizar o processo de dispensação de medicamentos para a unidade. Todos os dias há uma perda imensa de energia dos profissionais envolvidos: médicos, enfermeiros, técnicos de farmácia e de enfermagem, farmacêuticos, administrativos, caracterizada por: retrabalho, espera de profissionais e pacientes pelos medicamentos, eventuais eventos adversos ou defeitos, movimentação e transporte desnecessários. Esses desperdícios constantes motivaram a equipe multiprofissional a elaborar um projeto de melhoria. Você como líder do projeto quer sugerir algumas ferramentas que permitirão conhecer as atuais etapas do processo de dispensação dos medicamentos, os profissionais envolvidos, materiais envolvidos.

SIPOC, Fluxograma, Mapa de Espaguete.

As ferramentas SIPOC, Fluxograma e Mapa de Espaguete irão te ajudar a entender e melhorar os macros processos, representar graficamente os processos e identificar falhas e oportunidades de melhorias em suas etapas, eliminar movimentação e melhorar o layout da unidade.

Com a aplicação dessas ferramentas você terá maior clareza sobre as desconexões existentes entre fornecedores e clientes internos à organização de saúde e clientes externos (pacientes, familiares, comunidade).

Melhorar a Gestão e Entregar Valor ao Cliente

Ao pensarmos em melhoria da gestão devemos ter em mente que isso é uma diretriz da Gestão da Qualidade e um dos objetivos da Filosofia Lean, que tem como premissa: entregar valor ao cliente/paciente com especial atenção sobre quais são suas expectativas.

O processo de entrega de valor nunca será algo estático. Afinal, em um mundo dinâmico com profundas transformações sociais, culturais, econômicas, comportamentais, entre outras, necessidades e mudanças são geradas no campo individual e coletivo de forma também dinâmica. E essas mudanças geram novas demandas. Dessa forma, para atender novas exigências e cumprir com o propósito de nossa organização em saúde devemos ter o foco na melhoria contínua da gestão. Leia mais no artigo Lean é uma Atitude de Melhoria Contínua.

Motivos para modificar um processo

Para Shigeo Shingo:

“Existem apenas quatro motivos para se modificar um processo: facilitar, melhorar, agilizar e baratear. E esses quatros objetivos estão em ordem de prioridade”.

Seja um agente de melhoria em sua organização.

Próximo Curso será lançado em 03/03/2022 – Curso de Ferramentas para Redução de Desperdícios

.

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

rosa

Author rosa

More posts by rosa