Skip to main content

A Filosofia Lean Healthcare nos faz pensar em tudo o que não agrega valor na assistência à saúde e na gestão das unidades de saúde, ensinando-nos a identificar os desperdícios para trabalharmos para eliminá-los. Isso se coloca desde a energia elétrica ao cuidado prestado, da porta de entrada dos pacientes ao deque de entrada dos insumos, da contratação dos colaboradores à capacitação das equipes. Nosso Curso de Ferramentas para Redução de Desperdícios é para você aprender através das ferramentas SMED, Mapa de Espaguete e Gráfico de Yamazumi a eliminar: espera, movimentação, transporte, defeito e superprocessamento.

Por que eliminar desperdícios?

Você sabe responder essa pergunta? Pense um pouco. Por que eliminar desperdícios? Desperdício nos remete a algo que se joga fora (com ou sem valor acaba sendo desprezado). E qual o contrário de desperdício? Aí sim faz mais sentido quando queremos construir unidades de saúde sustentáveis. Então, ao eliminarmos os desperdícios, faremos economia, racionamento, usaremos com parcimonia, controle e moderação.

O que o desperdício gera?

O desperdício gera escassez, falta, carência, insuficiência, desprovimento.

No Brasil o Sistema Único de Saúde tem em seus princípios a “Equidade, Integralidade, Universalidade”. Esses princípios fomentam que as organizações de saúde públicas devam tratar os recursos de forma racional, controlada e com parcimônia para que o cuidado seja oferecido aos usuários do sistema, atendendo integralmente as necessidades do processo de saúde-doença e com entrega de valor de acordo com a exigência que esse binômio impõe. Na rede privada de assistência a realidade é a mesma, pois a necessidade na saúde é infinita enquanto os recursos são finitos. Ou seja, temos a mesma realidade de utilização correta dos recursos.

SMED, Mapa de Espaguete e Gráfico de Yamazumi

As ferramentas SMED, Mapa de Espaguete e Gráfico de Yamazumi são usadas para reduzirmos ou eliminarmos espera, movimentação, transporte, defeito e superprocessamento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:

SMED

Essa ferramenta foi estudada por Shigeo Shingo ao longo de anos. Ele a definiu como Sistema de Troca Rápida de Ferramentas (Single-minute Exchange of Die). Através da ferramenta SMED você poderá avaliar seu processo mediante o tempo utilizado para mudar o último item do pedido anterior para o primeiro item válido do próximo pedido. Vamos entender como isso se aplica de forma prática na saúde em uma rotina de trabalho.

Exemplo prático de uso do SMED para reduzir desperdício

É uma realidade comum nos hospitais termos demora e espera por liberação dos leitos para novas internações. Isso se deve em muito devido à necessidade de se limpar e preparar o leito entre um paciente e outro. O SMED é uma ferramenta que o ajudará a enxergar como esse processo ocorre e identificar etapas que podem ser eliminadas ou revisadas dentro do processo, desde a alta médica do paciente até a liberação do leito para outra internação.

Podemos usar como alegoria o Pit stop de um circuito de Fórmula 1 ao tratarmos do preparo do leito para internação ou a disponibilização da sala cirúrgica para o próximo paciente. Você pode saber mais em nosso artigo Lean Healthcare: Oportunidade para a Saúde.

YAMAZUMI

Yamazumi é uma ferramenta que dará um “zoom” em cada etapa do processo avaliando o tempo utilizado naquela etapa, número de pessoas envolvidas, insumos necessários, entre outros. As etapas serão modeladas e categorizadas entre aquelas que: agregam valor; não agregam valor, mas são necessárias; não agregam valor.

Exemplo prático de uso do Yamazumi para reduzir desperdício

Você tem um grande número de pacientes em sua unidade que utilizam cateter venoso central. Toda vez que é necessário trocar o filme transparente da inserção desse cateter, você e sua equipe identificam que esse procedimento traz uma demanda de trabalho adicional significativa.

Ao avaliar o processo se identifica que não há uma rotina que normatize a dispensação do insumo (filme transparente) para a unidade, sendo que cada profissional faz de acordo com o momento ou com o que entende como correto. Ou seja, não há um processo que organize a dispensação desse insumo e padronize a forma de solicitar o item de acordo com as normas da unidade. Após a avaliação completa de todo o processo, as etapas identificadas deverão ser “empilhadas”, como caixas expressando a categoria de cada uma delas, as que agregam valor; as que não agregam valor, mas são necessárias; e as que não agregam valor. Com isso, a equipe poderá avaliar quais as melhorias necessárias para mudar e melhorar o processo e eliminar os desperdícios, já abordamos esse tema no artigo Gestão de Projetos de Melhoria na Saúde.

Diagrama de Espaguete

O nome dessa ferramenta (Diagrama de Espaguete) por si só já expressa de forma bem simbólica do que se trata. É um vai e vem de pessoas, materiais e informações no processo.

Exemplo prático de uso do Diagrama de Espaguete para reduzir desperdício

Sua unidade está fora do prédio central e toda a dispensa de materiais, medicamentos, materiais da CME, exames laboratoriais, entre outros advém da Unidade Central. Você identifica que saídas frequentes da equipe de trabalho para encaminhar ou prover a dispensação de itens necessários (como medicamentos da farmácia central, roupas do enxoval da lavanderia, exames laboratoriais para serem processados, etc) para atender a demanda dos pacientes. Já viu isso? Técnicos de Enfermagem e Administrativos andando com pastas, exames, materiais de um lado para outro. Com isso, o Diagrama ou Mapa de Espaguete poderá ajudá-lo a identificar e reconhecer oportunidades de melhoria diante de toda essa movimentação.

Ao final do estudo e avaliação do processo, o diagrama terá visualmente a aparência de um rolo de barbante ou um espaguete. Sugestivo de como é nosso modus operandi no trabalho e do quanto desperdiçamos de tempo e energia para realizarmos as atividades diárias. Se aprofunde sobre o tema com nosso artigo Médico e as Ferramentas Lean.

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

Próximo Curso será lançado dia 03/04/2022: Curso Ferramentas e Conceitos de Acompanhamento da Rotina Diária

rosa

Author rosa

More posts by rosa