Skip to main content

A Filosofia Lean impulsiona o desenvolvimento de formas criativas e sustentáveis para o acompanhamento da rotina diária de trabalho, com conceitos e ferramentas que asseguram a qualidade, segurança e eficiência dos processos.

Modelo Conceitual

O Modelo do “Arco e Flecha” desenvolvido pela AtosInova Saúde define 4 eixos fundamentais: valor ao cliente (ALVO), ferramentas (FLECHA), cultura (ARCO), a mão que segura o arco (PESSOAS/LIDERANÇAS). Para entregarmos valor ao cliente (paciente ou cliente interno à organização) é fundamental termos uma equipe que conheça e saiba como utilizar ferramentas, apoiado em uma cultura que favoreça a transformação contínua dos processos em busca da excelência.

O Dia a Dia da Saúde

Todos nós que vivemos e acompanhamos o trabalho no dia a dia da saúde, sabemos que é necessário que as rotinas atendam os objetivos dos processos clínicos, gerenciais e de apoio nas organizações. Para tanto, se faz necessário que acompanhemos de forma dinâmica e constante a variabilidade dos resultados, engajando os profissionais envolvidos e desenvolvendo uma cultura de melhoria contínua. Clique aqui para ver nosso artigo sobre Cultura Lean na Saúde.

Ferramentas e Conceitos: Gráfico de Controle, Kamishibai, Huddle

O que mais se encontra em unidades de saúde que não utilizam um modelo de gestão Lean é a correria diária. Como mudar esse cenário e melhorar o dia a dia do profissional da saúde? E também a experiência do paciente?

Seguem três ferramentas práticas e conceitos que podem transformar a gestão em saúde.

Gráfico de Controle

O Gráfico de Controle é uma ferramenta que permite:

  • Avaliar de forma preditiva (dentro de limites) a variabilidade de eventos no futuro a partir da análise dos resultados alcançados.
  • Diferenciar através dos dados expressos no gráfico, se o que ocorreu em sua unidade é uma mudança ou uma melhoria.
  • Diante dessa análise, se você deverá tomar a decisão de manter o processo de trabalho como está ou se será necessário operar alguma nova mudança para alcançar a melhoria desejada. Ou seja, é uma ferramenta bastante objetiva para análise de resultados e tomada de decisão.
  • Avaliar dados “outliers” ou pontos fora da curva, com critérios específicos e não generalizados para o processo. Você entenderá melhor sobre isso ao assistir nossa Live com a Letícia Fernandes do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.

Exemplo prático do uso da ferramenta Gráfico de Controle

Você trabalha na CCIH de sua unidade e se depara com uma demanda de que há um problema grave relacionado à higienização das mãos. Foi identificado que sua unidade usou 42% do sabonete líquido neutro em um mês.

Foi realizado o seguimento do consumo de sabonete líquido neutro por 8 semanas, com um processo educativo com toda a equipe na quarta semana.

O Gráfico obtido foi:

Você avalia que houve melhoria na higienização das mãos?

Podemos avaliar que após a capacitação da equipe houve uma melhora importante, porém o gráfico está nos mostrando que a melhoria não está se sustentando no tempo e isso pode sugerir que não está incorporado ao processo de trabalho a higienização de forma correta.

Deixaremos um trabalho publicado pela FioCruz que aborda sobre o consumo de sabonete líquido nas unidades de saúde.

O que é Kamishibai?

Kamishibai é uma estratégia (lúdica e criativa) que se expressa através de um sistema de cartões. O Sistema de Cartões do Kamishibai permite criar, dar suporte e sustentar a melhoria de processos com sinais visuais. Kamishibai é uma ferramenta de auditoria dos processos, garantindo a realização do PDCA e com isso, a melhoria contínua.

Kamishibai e Cultura Organizacional

No início desse artigo abordamos o “Modelo do Arco e Flecha” por reconhecermos que a transformação cultural de uma organização ocorre à medida que:

  • Se tenha envolvimento da alta gestão, das lideranças e dos profissionais nos processos de melhoria contínua.
  • As novas ferramentas e as já consagradas no desenvolvimento da gestão estejam disponíveis para os colaboradores com treinamentos contínuos para o bom uso dessas ferramentas. Afinal, por si só, as ferramentas não trarão os resultados esperados.

O Kamishibai pressupõe que as lideranças se envolvam nos processos de auditoria e junto com suas equipes definam quais serão os eixos estratégicos da organização de saúde e desenvolvam rotinas de auditorias (diárias, semanais, mensais, etc). A análise dos resultados deve transformar a “cultura da busca dos culpados” pelas não conformidades encontradas durante as auditorias em “cultura de melhoria contínua”, com participação, corresponsabilização de todos e compromisso com o propósito de salvar vidas de todo serviço de saúde. Saiba mais em nosso artigo Lean uma Filosofia de Gestão e de Vida.

Exemplo prático do uso da ferramenta Kamishibai

Sua unidade adotou a auditoria bimestral para acompanhar o Programa 5S implantado na área. Há oito diferentes espaços em sua unidade com 12 quesitos presentes em tosos as áreas.

Ao final da auditoria os resultados ficam expostos em um quadro Kamishibai para análise da equipe.

Dessa forma, você consegue avaliar quais são os quesitos que estão sendo mantidos, os que precisam ser melhorados com maior ou menor urgência de acordo com seu impacto na segurança e qualidade do trabalho em saúde.

Huddle ou Reunião Rápida Diária

Você pode pensar que Huddle ou Reunião Rápida Diária tem semelhanças com a passagem de plantão clínico que existe entre os profissionais da saúde. Mas, o Huddle ou Reunião Rápida é a reunião que ocorre entre os profissionais envolvidos nos processos da unidade, com objetivo de resolver situações pendentes que possam impactar o dia de trabalho, tais como: falta de algum material, quebra de um equipamento, mudança de rotina, falta de pessoal, definição de responsabilidade para ações não rotineiras da unidade.

Tempo de Duração

O Huddle deve ser uma reunião rápida (de 10 a 15 minutos). Esse é o momento em que a liderança e os profissionais da linha de frente podem reduzir o impacto de situações inesperadas no processo de trabalho.

Exemplo prático do uso desse conceito – Huddle ou Round Diário

Você é um dos líderes de uma unidade de emergência e coordena uma equipe de 120 profissionais nas 24 horas. É necessário acompanhar diariamente as pendências remanescentes do dia anterior, falta de materiais, medicamentos, profissionais e fazer a interface com outras unidades e serviços do hospital e das unidades da macrorregião.

Uma estratégia que permite obter informações, orientar, obter sugestões para ações e soluções de problemas é você definir o huddle ou round ou reunião rápida diária. Não há fórmula mágica, mas há orientações fundamentais que poderão lhe ser úteis e que você poderá assistir em nosso vídeo da Série Cuidar de Quem Cuida.

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

Próximo Curso será lançado dia 03/05/2022: Curso Ferramentas de Planejamento e Padronização de Rotina

rosa

Author rosa

More posts by rosa