Skip to main content

Nosso artigo trará algumas considerações preliminares antes de abordarmos o tema da “Cultura Lean na Saúde”.

Aspectos Conceituais da Cultura

Cultura de forma geral é considerada como um complexo que inclui: o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano, não somente em família, como também em sociedade.

Para as ciências sociais apresenta-se como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração, através da vida em sociedade da qual se é membro.

A cultura compõe-se como mecanismo cumulativo devido às modificações desenvolvidas ao longo de uma geração que será passada à geração seguinte. Dessa forma, há um processo de transformação no cerne da própria cultura, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Cultura Japonesa e Cultura Brasileira

Vamos apresentar alguns aspectos que compõem as culturas japonesa e brasileira:

Cultura Japonesa:

A história do Japão remonta a 660 AC, ou seja, uma história milenar com 2.880 anos.

Assim como sua história, a cultura japonesa é milenar. Evoluiu com o tempo, a partir da cultura do país original com nome de “Jomon” para a cultura híbrida contemporânea.

É resultado das várias ondas de imigração do continente asiático e das Ilhas do Pacífico, seguido por uma forte influência cultural da China.

O Japão viveu um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o Xogunato Tokugawa. Com a chegada dos navios negros da Era Meiji, ocorreu uma modernização do Japão a partir do final do século XIX.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão recebeu uma enorme influência cultural estrangeira, que combina influências do Brasil, Europa, América do Norte, o que irá compor uma cultura distintamente diferente do resto da Ásia.

Cultura Brasileira – 1500 DC (520 anos)

A história do Brasil, se comparada a do Japão, é recente, com apenas 520 anos. Vem do resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.

Há uma diversidade cultural no Brasil, vinda também como consequência da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea. Na verdade, ela se faz como um mosaico de diferentes vertentes culturais.

Após mais de três séculos de colonização portuguesa e apesar da miscigenação cultural de vários povos e de outras culturas, é inegável que a cultura do Brasil é constituída com uma de raiz lusitana.

Cultura Lean

Conforme abordamos acima, a cultura japonesa, com seus 2.880 anos de história, associada ao conhecimento e às práticas da família Toyoda, desde o final do século XIX até os dias atuais compõem a base da cultura Lean. A história do Sistema Toyota de Produção (STP) nos mostra o quanto esse sistema se fez a partir do olhar de Sakishi Toyoda para o trabalho de sua família, com sua compreensão sobre o papel do homem e da máquina no processo produtivo e a importância de se respeitar as pessoas, considerando sua capacidade de observação e de avaliação do trabalho.

Tem como pilares para sua sustentação na gestão a autonomação (automatizar com um toque humano) e o Just in time (ter disponível o que é necessário, na quantidade necessária, no momento oportuno).

Aliado a isso, a história do STP mostra a influência de Taiichi Ohno no decorrer desse processo histórico, sendo que, ele trará enormes contribuições para colaborar com a maneira que a cultura Lean vem sendo lapidada ao longo do tempo. Ohno desenvolveu o trabalho padrão, a necessidade de se fazer perguntas (5 por quê´s), o seu famoso “Círculo de Ohno”, um círculo no meio da fábrica onde o colaborador ficava horas no círculo para aprender a enxergar, a ouvir, a observar, a questionar, antes de tentar achar a solução do problema.

Cultura Lean na Saúde

Assim, podemos considerar os seguintes aspectos como componentes da Cultura Lean na Saúde:

  • Cultura de melhoria contínua dos processos (kaizen=melhorar tudo, todos, o tempo todo) e das pessoas que os desenvolvem, através do autodesenvolvimento.
  • Cultura de favorecer e estimular a participação dos colaboradores nas tomadas de decisões (cultura de inclusão das pessoas), sendo uma demonstração efetiva do respeito por elas.
  • Cultura de transparência de dados e fatos, pois isso desenvolverá a confiança entre os participantes dos processos.
  • Cultura de segurança para os pacientes, colaboradores, organizações, considerando que a prestação do cuidado em saúde de forma segura, deve estar baseado nas melhores práticas e evidências científicas, tornando efetiva a prática do respeito pelas pessoas.
  • Cultura do Cliente/paciente centrado, em que todos os profissionais da equipe multiprofissional da saúde ou de apoio dispõem do conjunto dos núcleos de conhecimentos das várias especialidades que compõem a equipe com o campo do saber que perpassa a todos.
Paciente Centrado

           Diagrama do paciente centrado

Ao longo desses quase 140 anos da história do STP e dos 30 anos do Lean na Saúde, muitas modificações foram sendo incorporadas e refinadas nesse complexo campo do conhecimento, da arte da gestão, das crenças, das legislações, da ética, dos costumes, dos hábitos e das aptidões adquiridas pelo ser humano, não somente em família, como também em sociedade, permitindo o desenvolvimento da cultura dessa filosofia de gestão, que é o Lean.

Dicas para o leitor:

“O que é esse tal de Lean Healthcare”. Alice Sarantopoulos, Gabriela Spagnol, Li Li Min, Ronaldo Calado. 2ª Edição. 2018. Peça pelo site da AtosInova Saúde o seu pdf.

Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:

Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento e veja nossos cursos:  https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde

rosa

Author rosa

More posts by rosa