Skip to main content

Este artigo: “A importância da comunicação na liderança Lean”, foi redigido pelo nosso parceiro Prof. Dr. Li Li Min. 

De forma simples, defino o(a) Líder como a pessoa que eleva o estágio de sua equipe de forma rápida, segura, eficiente, e se no decurso encontrar novos cenários de ameaça ou oportunidade, seja capaz de mudar o rumo da equipe para outro estágio com agilidade e coesão.

O papel do líder Lean

No papel do líder Lean, encontramos alguns atributos marcantes em seu comportamento. O líder Lean deve praticar sempre o Genba Walk (estar presente no lugar real, onde as coisas acontece trabalhando com sua equipe), prestando o seu respeito aos colaboradores no desenvolvimento das ações individuais e coletivas para o alcance da cultura de melhoria contínua, visto que a falha/erro proporciona uma oportunidade de evoluir na jornada em busca da perfeição.

Para entender o papel do líder Lean, convidamos você a ler esse artigo, clique aqui. 

A relação da Entrevista Motivacional com a liderança 

De 2014 a 2016 tive a oportunidade de assumir a posição de professor visitante no Robert Foisie School of Business, no Worcester Polytechnic Institute (Estados Unidos — USA), junto à minha patrocinadora Profª. Sharon Johnson. A minha esposa Lília que estava como professora visitante na Harvard, no grupo de prevenção de substância psicoativas, estudando sobre Entrevista Motivacional (EM), uma forma particular de conversação para mudança de comportamento.

A postura básica da EM

EM baseia-se em três posturas básicas do terapeuta com relação ao cliente, que têm por fim diminuir a resistência e aumentar o número de respostas de mudança:

  • Cumplicidade – O terapeuta constrói um relacionamento com o cliente e procura valorizar o conhecimento e o ponto de vista do cliente, criando um clima propício para uma mudança. Assim EM distingue-se de outras formas de psicoterapia que trabalham com confrontação, que procuram forçar o cliente a tomar consciência e aceitar uma “realidade” que ele não quer ver ou assumir;
  • Evocação – O terapeuta parte do princípio de que o cliente possui recursos e motivação para a mudança; estes devem ser reforçados pelo terapeuta através de referências aos valores, objetivos e percepções do cliente. EM diferencia-se dessa forma de outras formas de psicoterapia que procuram ensinar e dar conselhos ao paciente de como ele deve se comportar;
  • Autonomia – O direito e a capacidade do cliente de definir seu comportamento e de tomar suas próprias decisões é reforçada. EM não se baseia, assim, na autoridade do terapeuta para dizer ao cliente o que ele deve fazer.

Os quatro princípios

A postura básica acima descrita se realiza através de quatro princípios práticos, que norteiam o comportamento do terapeuta:

  1. Expressar empatia;
  2. Desenvolver discrepâncias entre o comportamento atual do paciente e seus valores, objetivos e desejos;
  3. Desviar-se de resistência;
  4. Propiciar a auto eficácia, ou seja, a confiança do cliente em ser capaz de resolver os próprios problemas

Ao ler o material (EM) pude ver que havia uma sobreposição entre a filosofia Lean e a Entrevista Motivacional. Observo que a EM pode contribuir para agilizar o Nemawashi (preparar o terreno) nas mudanças necessárias e nos seus ajustes com as equipes. Saber entender, ouvir e se comunicar com o liderado é uma das chaves para uma boa liderança Lean. 

Pensando nos aspectos fundamentais da liderança e do papel do líder Lean, escrevemos um livro “Desenvolver pessoas: propósito do líder Lean”, que está disponível para download aqui.  

Dica, comunicação é um elemento importante no líder Lean e o EM tem na sua filosofia princípios que sobrepõem ao Lean.

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

Dicas para o leitor:

Saiba mais sobre Entrevista Motivacional:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/jihm/article/view/11800/7071

“O que é esse tal de Lean Healthcare”. Alice Sarantopoulos, Gabriela Spagnol, Li Li Min, Ronaldo Calado. 2ª Edição. 2018. Peça pelo site da AtosInova Saúde o seu pdf.

Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:

Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento e veja nossos cursos:  https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde

 

 

alice

Author alice

More posts by alice