Skip to main content

Esse artigo foi redigido pelo nosso parceiro Daniel Paixão Pequeno, Psicólogo, mestre em Oncologia e doutorando em Clínica Médica pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Segunda parte de uma trilogia que começou com o artigo: “A Origem: 2020, o ano que o mundo mudou”. Agora nossos leitores terão contato com o tema que nos leva a refletir sobre a felicidade, após tantas mudanças.

Onde Mora a Felicidade?

A pergunta desse artigo: “Onde Mora a Felicidade?” é para gerar reflexão e sugerir conexão conosco, com as pessoas que nos cercam e porque não dizer, com o mundo. A forma de se relacionar com as “coisas”, sendo tudo que é material, tem caminhado junto a progressão da tecnologia. Note que usei “caminhado” e não evoluído. As formas de consumo impregnadas em nossa mente nos dizem o tempo todo o que devemos ter, como devemos agir, e última instância quem devemos ser.

Tempos Modernos e Sofrimento Existencial

A pergunta que fica é: como se relacionar aos tempos modernos e diminuir o sofrimento existencial? A reposta é complexa, porém simples.

“Devemos manter a consciência de nossos atos.”

Estar vigilante a consciência de nossos atos faz com que possamos tomar decisões mais assertivas e não pautadas somente na emoção. Obviamente essa discussão não significa que devemos nos abster de todo progresso conquistado a duras penas, mas sim encontrar o equilíbrio entre ter e ser. O que tenho não deve definir quem sou, e o que sou não pode ser definido pelo que tenho, ou desejo ter.

Comportamentos e Pensamentos Complexos

Somos seres com comportamentos e pensamentos complexos, e nossa existência está inteiramente conectada a vida em sociedade. Viver em sociedade significa compartilhar uma moral e valores específicos, e isso nos traz um senso de unidade, porém também pode nos trazer intensa angústia, quando percebemos que não nos identificamos a tais princípios. Não seguir costumes e doutrinas tem sido visto como uma afronta, entretanto, se realizada com respeito de ambos os lados, a coexistência é possível.

Respeito e Empatia

O respeito traz estabilidade às relações. Antes mesmo do respeito com o outro, o respeito a si mesmo constrói a base do que é intensamente divulgado como “empatia” (No Curso da AtosInova Saúde de Inteligência Emocional, abordamos os temas de “Empatia” e “Felicidade”). Imagino que seja impossível se colocar no lugar do outro para compreender o que ele esteja passando, as experiências são sempre únicas e intransferíveis. Porém, uma vez que você respeita o sofrimento do próximo e conhece suas limitações frente a este, começa uma nova forma de relacionamento mais honesto e não de uma compaixão individualista.

Onde Mora a Felicidade?

Todos os temas advindos posteriormente nos remetem ao título “Onde Mora a Felicidade?” com seus desdobramentos. Uma vez que não conseguimos nos desvencilhar completamente de nossa sociedade, e nossas ações por mais que sejam benevolentes devem ser feitas por altruísmo e não pelo egocentrismo, devemos criar novos sentidos ao que é material. A riqueza é desejada, pois imaginamos que a fortuna é um fim, quando deveria ser um meio. Meio de trazer conforto e tranquilidade, e não um fim em si próprio. Não é negar que o dinheiro traz lampejos de alegria, mas compreender qual o sentido da busca incessante por mais, quando o essencial, usualmente, é invisível aos olhos.

Idealismo e Pandemia de COVID-19

Pode parecer tolice ou até mesmo idealismo, porém a própria pandemia nos mostrou como isso pode ser verdade. Trancados em casa, longe dos familiares e de nosso convívio, o que mais foi discutido foi a falta dos abraços e dos almoços em família. Sim, sentimos falta dos shoppings, cinemas, restaurantes e viagens, mas percebemos que por um tempo podemos sobreviver sem isso. Já a falta de nossa base mais sólida de confiança e afeto, nos abateu de uma forma não antes percebida.

Podemos detestar nossos trabalhos, mas a rotina nos traz um alívio de não precisar pensar constantemente nas dores do mundo. A busca por nós mesmos pode ser dolorosa sim, porém é satisfatória a longo prazo. Pensemos em nós, em primeiro lugar. Não é egoísmo se estamos tentando nos encontrar ( Confira nosso artigo “Cuidados para além do Burnout“), é a exploração de nosso mundo interno que no meio de nosso dia-a-dia deixamos guardados.

Onde mora sua felicidade?

Dica de palestra:

O que nos mantêm felizes e saudáveis ao longo da vida? Se você pensa que é fama e dinheiro, você não está sozinho – mas de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger, você está equivocado. Como diretor de um estudo de 75 anos sobre desenvolvimento de adultos, Waldinger tem acesso sem precedentes a dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação. Nesta palestra, ele compartilha três importantes lições aprendidas com o estudo, assim como alguns conhecimentos práticos e antiquíssimos sobre como construir uma vida longa e plena: https://www.ted.com/talks/robert_waldinger_what_makes_a_good_life_lessons_from_the_longest_study_on_happiness?language=pt-br

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

rosa

Author rosa

More posts by rosa