Skip to main content

Obeya Room ou Grande Sala ou Sala de Guerra é um espaço seguro para conectar pessoas e processos a partir de um aprendizado coletivo e contínuo.

Lean e Obeya Room

Nosso propósito ao conversarmos sobre Obeya Room na saúde é disponibilizarmos uma ferramenta Lean que agrega as pessoas em torno de projetos de melhorias em andamento (Projetos A3) nas unidades de saúde, disponibiliza informações e indicadores, permitindo que a tomada de decisões e avanços do dia a dia institucional estejam à vista dos colaboradores para a implantação das melhorias contínuas. Confira nosso artigo sobre o pensamento A3 na saúde.

O que é Obeya Room

Conceitualmente, a palavra é japonesa e significa “sala grande” ou também chamada “sala de guerra” devido à função que ela cumpre na organização.

Primeiramente, é necessário termos uma sala ou um espaço físico que permita o compartilhamento das informações com a participação das pessoas. Esse espaço deve ser considerado estratégico pelos gestores. Muitas vezes, esse é um dos desafios para utilizarmos uma nova ferramenta como essa – dispor do espaço necessário.

Isso acontece em todos os setores de produtos e serviços. E não é diferente na saúde. Tivemos um cliente, que tinha os indicadores, vários projetos em andamento, uma equipe estratégica e uma grande dificuldade: ter a sala para dar visibilidade às ações.

Lean Healthcare e Obeya Room: para pessoas que produzem ações de saúde para outras pessoas

No universo da saúde o trabalho é em equipe e a Obeya Room ou Sala de Guerra irá conectar a equipe multiprofissional. Afinal, não há como promover ações preventivas, diagnósticas, curativas e de reabilitação sozinho. Precisamos de uma equipe multiprofissional. Nosso trabalho está cada vez mais especializado e para mantermos nosso propósito de salvar vidas é necessário que nos vejamos cada vez mais dentro de uma rede mais ampla de produção em saúde.

Constatemos, a configuração das equipes de saúde é complexa.

Pensemos no desenvolvimento do trabalho cotidiano. Há vários campos de conhecimento que se entrelaçam entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos, engenheiros, gestores entre outros. Considerando as especializações das áreas, o mais comum de encontrarmos nas instituições de saúde são os profissionais organizados em departamentos/setorizados. Assim, a obeya busca simplificar, dar foco e visão sistêmica aos gestores e colaboradores.

Como usar a ferramenta Obeya Room na Saúde

É necessário pensarmos o trabalho em saúde considerando que o cuidado deve ser centrado no paciente e, para tanto, precisamos utilizar uma visão de todo o sistema institucional que para que o cuidado ao paciente seja feito com qualidade. Esse é um valor na filosofia Lean Healthcare – manter o foco no cliente. Baixe nosso livro O que é esse tal de Lean Healthcare que a partir de 2020 passou a ser literatura básica adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil no “Programa Lean nas Emergências”.

Michael Ballé propõe que o “objetivo da Obeya é manter os olhos da equipe de gestão focados e desenvolver o trabalho em equipe. E ele atenta para três tópicos:

  1. Reclamações do cliente – porque a equipe deve focar em gerar valor para o cliente.
  2. Principais indicadores de desempenho e objetivos de melhoria – reconhecendo-se que para a Filosofia Lean nossos indicadores são incidentes de segurança, qualidade, estoques, produtividades e sugestões implementadas.
  3. Próximas mudanças que afetarão a todos nós – compartilhar os resultados permite um olhar diferenciado para as lideranças das equipes sobre obstáculos que poderão ser superados quando houver atuação sistêmica.

Lean Healthcare e Obeya Room Ou Sala de Guerra – ferramenta de conexão entre pessoas e processos

A obeya room ou sala de guerra tem a grande potência de ser uma ferramenta de conexão entre pessoas e processos. Assim, é necessário a real compreensão de que as pessoas que lideram as organizações sejam os ativadores dos processos que permitirão o engajamento dos colaboradores. Tais pessoas, farão a análise conjunta dos resultados dos processos, dos indicadores, dos protocolos.

A obeya como ferramenta deve ser organizada com três pressupostos, por ter o caráter:

  1. Estratégico: por ser um local agregador de pessoas para o trabalho compartilhado, sistêmico, qualificado, dando-lhe concretude e visibilidade, tanto para a alta gestão da instituição ou de serviços.
  2. Tático: por ser um local em que se proporciona o exercício Lean de fazer perguntas e, também, para “aprender a perguntar” que é outra ferramenta Lean. Tendo em vista, que tal exercício será promovido até o nível operacional na perspectiva do desenvolvimento de colaboradores com maior compreensão do trabalho e o impacto nos resultados da organização.
  3. Operacional: por ser um local com os dados e resultados visíveis de processos, projetos A3, indicadores e outros para todos aqueles que participam do dia a dia do trabalho.

Pratique Obeya Room ou Sala de Guerra

Como toda ferramenta Lean a obeya precisa ser colocada em prática para se obter resultados. Então, nosso estímulo é que você comece a praticá-la. Não há melhor forma de aprender a utilizar uma ferramenta de gestão Lean.

Dicas para o leitor:

Inicie sua jornada Lean Healthcare através de nosso curso gratuito Jornada Lean: Ponto de Partida.

Consultoria Lean na Saúde

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

rosa

Author rosa

More posts by rosa