Skip to main content

Lean é uma atitude de melhoria contínua e essa atitude forma uma das bases da filosofia Lean na saúde. Foi apresentado e explorado por Toussaint e colaboradores como o primeiro princípio Lean na saúde. Se baseia no PDSA introduzido por Shewhart e refinado pelo pioneiro em melhoria da qualidade Edwards Deming.

Ciclo de Deming é a base da atitude de melhoria contínua

O Ciclo de Deming é a base da Lei Planejar-Fazer-Estudar-Agir (PDSA), um princípio central do Lean.

A abordagem PDSA é um método científico aplicado ao trabalho diário: definindo uma hipótese explícita e mensurável sobre como um processo pode ser aprimorado, testando objetivamente a hipótese. Se ocorrer uma melhoria, o processo aprimorado será considerado “padrão”, até o momento em que a melhoria possa ser demonstrada na prática e avaliada através dos resultados com dados e fatos. Tal processo será o novo padrão utilizado até que novas evidências mostrem a necessidade do mesmo ser revisto e aprimorado. Isso faz do Ciclo de Deming parte integrante da JORNADA LEAN. Que tem o seu início, mas não é finita, pois sempre teremos a necessidade de inovar, transformar, mudar, melhorar.

Os Profissionais da Saúde e o Método Científico

Os profissionais de saúde estão familiarizados com o método científico na forma de estudos controlados, duplo-cego, para testar novos tratamentos, ensaios clínicos, etc.

O Lean usa a mesma abordagem básica para medir se o novo processo B é superior ao processo A. Para que o Lean se apodere de uma organização e transforme sua cultura em uma cultura de melhoria contínua, a gerência sênior deve abandonar o papel de mestre solucionador de problemas ou do “bombeiro da unidade de saúde”, para aqueles que estão mais próximos dos problemas a serem resolvidos. Isso poderá beneficiar o conhecimento do processo focal, dar a eles experiência prática no uso de métodos Lean e ver, em primeira mão, a melhoria de desempenho e o trabalho em equipe que isso pode criar e promover uma atitude de que o que existe, provavelmente, pode ser melhorado.

Desenvolver as pessoas para atitude de melhoria contínua

Membros da equipe clínica e não-clínica que recebem incentivo, treinamento e tempo para fazer melhorias significativas na maneira como o trabalho é realizado, provavelmente não desejarão voltar como era antes, quando os esforços formalizados para melhorar os processos existentes estavam fora de seu domínio de responsabilidade.

À medida que os funcionários ganham confiança em suas habilidades de resolução de problemas e testemunham mudanças positivas, é provável que haja impulso para ainda mais trabalhos de melhoria.

Este é o Lean no seu melhor; os funcionários continuam elevando o patamar, a organização se torna cada vez mais inovadora, mais funcionários querem se envolver diretamente e uma atitude de melhoria contínua se torna a força motriz por trás de todo o trabalho.

Respeito pelas pessoas

O processo de dar maior autonomia de atuação aos profissionais que atuam diretamente no processo é uma forma de demonstrar através do exemplo prático e real, do respeito pelas pessoas.

Quando isso acontece, os profissionais envolvidos se sentem pertencentes ao processo de trabalho e à organização, permitindo que novas mentes sejam colocadas para pensarem em prol da qualidade do cuidado, que seja mais seguro, eficiente e eficaz.

É indispensável uma revolução na consciência

Taiichi Ohno ao abordar em seu livro “O Sistema Toyota de Produção – Além da Produção em Larga Escala” (1997) sobre o desperdício de superprodução afirmou que: “A sociedade industrial deve desenvolver a coragem, ou melhor, o bom senso, de apenas o que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária”. Para tanto, ele chamou a atenção para a necessidade de se haver uma revolução na consciência, uma mudança de atitude e de ponto de vista. Ou seja, a atitude para se buscar a melhoria contínua deve ser conscientizada por todos os participantes dos processos de trabalho em geral, particularmente, na área da saúde.

Atitude de melhoria – não espere seu CEO

Incentivamos você, caro leitor, a desenvolver essa atitude no seu dia a dia de trabalho, com ações simples como fazer uma pequena melhoria em seu espaço de trabalho, em parceria com sua liderança e sua equipe. Você verá que melhorar algo é grande motivador.

Referência: The Promise of Lean in Health Care. Toussaint, John S. et al. Mayo Clinic Proceedings, Volume 88, Issue 1, 74 – 82.

Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:

Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento e veja nossos cursos:  https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde

alice

Author alice

More posts by alice