Implementar o Lean na saúde é um desafio e não tem receita de bolo. Cada instituição opera de maneira diferente. No entanto, sabemos que existem alguns passos que não devem ser negligenciados. Colocar em prática esses passos, levará a uma transformação do DNA da instituição. Pois trabalhará com as pessoas, os processos, os resultados, levando a uma cultura de melhoria contínua.
Passo 1 para implementar Lean na saúde: Sensibilização das pessoas
Para implementar o Lean na saúde, sugerimos sempre iniciar com um processo de sensibilização das pessoas. É importante que todos saibam o que é o Lean, a sua origem, como o Lean pode ajudá-los no dia a dia do trabalho, como cada profissional é importante para gerar valor para o paciente. Na sensibilização, precisamos criar uma “esfera” para mudança e para melhoria. Precisamos motivar as pessoas que realizam o trabalho.
Passo 2: Formação das lideranças Lean para a saúde
Em segundo lugar, precisamos formar as lideranças para que elas possam ser o suporte, a sustentação do processo de melhoria. É muito importante que os profissionais da linha de frente sintam que a sua liderança está lá para facilitar o processo de melhoria. Para isso, essa liderança precisa ser treinada, capacitada e habilitada nas ferramentas do Lean e na filosofia do líder Lean.
Passo 3: Criação do ambiente Dojô para melhoria
Em terceiro lugar, precisamos criar um ambiente propício de desenvolvimento dos projetos de melhoria. Chamamos isso de ambiente “Dojô” de treinamento. O ambiente Dojô é o momento de aprendizado entre o líder e o liderado. Um momento dedicado da equipe para aprender sobre o problema e suas causas raízes e implementar as melhorias.
Falamos que 60% do tempo no nosso trabalho, geralmente é gasto para apagar incêndios e 40% trata-se da nossa rotina. O que buscamos no ambiente Dojô é reduzir os 60% de incêndio para 20% e os 40% de rotina para 20% de rotina enxuta, liberando assim 60% de tempo para criação, inovação e melhorias.
Nesse momento, já é possível ver uma mudança na maneira com que as pessoas pensam e atuam diante dos problemas. Podemos sentir um início da mudança de cultura da organização. Vários resultados já começam a ser colhidos nessa fase em que inúmeros projetos de melhoria já foram finalizados e outros iniciados.
Passo 4: Realização do Planejamento Estratégico Lean
Podemos então começar a pensar em uma estrutura mais sistemática. É então que, com o total apoio e envolvimento da alta gestão, sugerimos iniciar um planejamento estratégico Lean, que chamamos de Hoshin Kanri. Nesse estágio, acreditamos que a instituição já está pronta para começar uma transformação mais sistemática e profunda, alinhando todos em um só verdadeiro norte e desdobrando as metas desde a alta gestão até a linha de frente.
Passo 5: Sustentação da transformação do Lean na saúde- TRILHA LEAN
A partir disso, e por meio de uma trilha contínua de formação Lean na saúde, vemos resultados cada vez melhores e instituições cada vez mais enxutas, competitivas, sustentáveis e preferidas, tanto pelos pacientes, quanto pelos colaboradores.
E se você quiser saber mais sobre o Lean Healthcare, leia este artigo “Lean Healthcare Uma Oportunidade Para A Saúde”
Dicas para o leitor:
- “O que é esse tal de Lean Healthcare”. Alice Sarantopoulos, Gabriela Spagnol, Li Li Min, Ronaldo Calado. 2ª Edição. 2018. Peça pelo site da AtosInova Saúde o seu PDF.
- BERTANI, Thiago Moreno. Lean Healthcare: Recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
- GOHR, Cláudia Fabiana et al. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE LEAN HEALTHCARE: REVISÃO E ANÁLISE CRÍTICA. RAHIS, v. 14, n. 1, 2017
- Toussaint JS, Berry LL. The promise of Lean in health care. Mayo Clin Proc. 2013;88(1):74-82.
Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:
Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento: https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde