Skip to main content

Este artigo: “Criação de um ambiente para o desenvolvimento”, foi redigido pelo nosso parceiro Prof. Dr. Li Li Min. Prof. Dr. Li Li Min é médico, neurocientista, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e administrador Lean.

Agora chegamos a uma constatação importante, pois não viramos Lean da noite para o dia, mesmo depois de uma noite bem dormida, e você deve ter percebido que ser Lean não é somente das 9h às 17h. Busco entender que a transformação seja um processo, uma jornada, e para avançar nessa jornada não basta contemplar o tic-tac do tempo.

E a Inovação? Temos visto que o Lean tem sido adotado em empresas que trabalham no setor de Inovação como Scrum, Lean Start-Up, Lean Agile, entre outros. Portanto, permitam-me contribuir com uma abordagem da Neurociência nessa questão de inovação e criatividade. Para o cérebro ter seu momento de criatividade e inovação, ele precisa encontrar ambiente e situação apropriada, livre de estresse.

Aqui faço uma proposição: Seja bem-vindo(a) à sala de treinamento — DOJOO.

O Ambiente de desenvolvimento DOJOO

D de disciplina. Para tudo que nos propomos a fazer precisamos ter disciplina e compromisso, comprometimento conosco. Trata-se do respeito a nós mesmos em manter o nosso foco em nossa atividade de desenvolvimento e nas nossas ações. É nos tornarmos responsáveis pelas nossas ações.

O de organizado. A organização traz uma redução de gastos energéticos e maior eficiência nas nossas ações. O 5S é uma atividade que quisera fosse mais amplamente utilizado em todas as esferas do nosso cotidiano. A disciplina aliada à organização, são as bases da excelência operacional e permitem abrir tempo nas empresas para podermos dedicar à inovação.

J de jogo de cintura. O mundo ficou mais líquido em sua dinâmica e mudanças ocorrem em uma velocidade muita rápida o que requer capacidade adaptativa da nossa parte. Todos experimentamos isso na Pandemia, empresas que não se adequaram às imposições deste cenário pandêmico não sobreviverão, enquanto tivemos os que viram oportunidade nela.

OO de infinito do Olhos e Ouvidos. Dizer que precisamos sempre exercitar a nossa capacidade de enxergar para além do quadro, ouvir as entrelinhas e sermos o médium do nosso entorno antecipando as ameaças e oportunidades.

Dica: para inovação pratique DOJOO, acabe com o apagar incêndios e torne o seu trabalho mais eficiente. Saiba mais:

https://youtu.be/s259QNBm9zg

Leia mais sobre 0 ambiente de desenvolvimento da AtosInova Saúde

O Tai Chi Lean

O livro A máquina que mudou o mundo”, Womack, Jones e Ross, MIT Press, 1991, traz os segredos da indústria japonesa descritos como Lean, termo que foi primeiramente utilizado pelo John Krafcik do International Motor Vehicle Program em 1988. O livro traz os cinco princípios do Lean: Valor, Fluxo de valor, Fluxo contínuo, Produção Puxada e Perfeição.

Para ajudá-lo(a) na incorporação desses princípios, lanço mão de combinar movimentos corporais e seus significados, a exemplo das artes marciais que possuem princípios filosóficos e expressões físicas correspondentes de movimento como no Kata, ou movimentos como no Tai Chi Chuan. Essa junção de mente e corpo tem explicação nas Neurociências, mas deixemos de lado, pois trago algo mais excêntrico do xamanismo havaiano — HUNA — que traz o conceito de corpo como armazenamento de sentimentos e pensamentos. Assim, ao praticar os movimentos com o seu correspondente simbólico espera-se fixar os cinco princípios de forma mais eficiente. Pois, sei que não são fáceis de serem compreendidos para quem está no começo.

Valor: é o que o cliente quer na hora que precisa e no preço que está disposto a pagar. O movimento circular é de formação do produto/serviço com a entrega das mãos espalmadas em oferenda.

Fluxo de valor: é o mapa do processo com as etapas envolvidas, externas e internas, com seus gargalos/interrupções na geração do produto/serviço ao cliente. O movimento das mãos no plano horizontal denota o processo de um lado interno e do outro externo, o movimento ondulatório denota o desnivelamento, gargalos/interrupções no processo que precisam ser corrigidos, retirando as etapas que não agregam valor.

Fluxo contínuo: busca trazer fluidez sem interrupção no processo de produção do produto/serviço ao cliente. Movimento dos braços no plano horizontal de forma lenta, contínua e fluida.

Produção puxada: uma vez estabelecida o fluxo contínuo, a produção tem o vetor de tração o próprio cliente. Entrega na hora que precisa. Just in Time. O movimento é de mãos puxando e com o tempo ficando mais eficiente com aumento da velocidade.

Perfeição: melhoria contínua ou o termo em japonês Kaizen, melhorar tudo, melhorar todos e melhorar a todo tempo. A melhoria precisa ser assegurada antes de iniciar um novo ciclo de melhoria contínua. Movimento é o do valor (acima) juntamente com um passo em direção à mudança de estado desejado.

E, por fim, acredito ser importante incorporar ao nosso pensamento, o Respeito ao meio ambiente, ao cliente, aos colaboradores internos e externos. O movimento é de mãos juntas no centro do peito.

Dica e sugestão: pratique Tai Chi Lean

https://www.instagram.com/p/CL7pvKxnaPH/?utm_source=ig_web_copy_link

Para concluir, espero que esses recortes do álbum da minha jornada Lean possam servir de exemplo para responder as suas perguntas, assim como, motivá-lo(a) a entrar e prosseguir na sua jornada Lean.

 

Consultoria Lean na Saúde

 

Caso você queira implantar em sua unidade de saúde a Filosofia Lean, podemos ajudá-lo através de nosso serviço de consultoria.

 

Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:

Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento e veja nossos cursos:  https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde

 

alice

Author alice

More posts by alice