O segmento de saúde ainda possui muitas oportunidades de melhoria. Ter um ambiente de saúde organizado, limpo e identificado é fundamental para prestarmos uma assistência eficiente e de qualidade. Os profissionais da linha de frente, tanto em hospitais, quanto em clínicas e na atenção básica, perdem muito tempo procurando insumos, se movimentando dentro da instituição devido ao layout ruim e falta de organização. Sabemos que enfermeiros e médicos chegam a caminhar até 10 km por plantão!
O 5S têm auxiliado as instituições de saúde a reduzir esse tempo de procura de material e a reorganizar os ambientes de trabalho, liberando mais tempo para que os profissionais possam realizar as atividades que realmente agregam valor ao paciente.
O 5S veio do Japão e está intimamente ligado com a história e cultura japonesa. A sigla refere-se às iniciais de 5 palavras japonêsas: Seiri, Seiso, Seiton, Seiketsu e Shitsuke. Os significados estão descritos a seguir.
Entenda o 5S
1. Seiri: Separar/ Senso de utilização. Significa ter só o que é necessário, na quantidade certa.
2. Seiso: Limpar/ Senso de limpeza. Limpar a área antes de reposicionar os materiais.
3. Seiton: Organizar/ Senso de ordenação. Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.
4. Seiketsu: Padronizar/ Senso de Padronização. Defina e identifique o espaço para cada item e os disponha de acordo com a frequência de uso.
5. Shitsuke: Sustentar/ Senso de disciplina. Manter o 5S através de ferramentas como checklist.
Como implementar o 5S na saúde
Para implementação do 5S na saúde, é muito importante a capacitação e envolvimento da maior parte dos colaboradores e para que isso se torne parte da cultura da organização, é necessário incorporar na rotina das organizações, a checagem e auditoria dos ambientes de trabalho. Sempre sugerimos o uso de ferramentas fáceis e visuais. Utilizamos fotos do padrão dos ambientes para que sejam utilizadas na hora da checagem, checklists e planilhas de verificação. As fotos do antes e depois e o tempo ganho nas operações, são algumas das maneiras que utilizamos medir os resultados da implementação do 5S.
O 5S beneficia a todos na organização, os ganhos de tempo, redução de estresse da equipe e melhora do clima organizacional, são alguns de seus benefícios, no entanto, as instituições devem utilizar uma abordagem leve e colaborativa para a implementação do programa. Já vi exemplos onde os profissionais ficaram traumatizados com o 5S, pois foi implementado de maneira autoritária e não levou em conta a experiência de quem utilizava os espaços de trabalho. Por isso, nossa abordagem é sempre participativa e colaborativa. Quem sabe melhor onde deve ficar o carrinho de parada em uma UTI? Quem utiliza todos os dias. E isso deve ser acordado entre a equipe toda.
Então, se você quer começar a usufruir dos benefícios de eficiência, organização, redução de estresse e melhoria do ambiente organizacional implementando o Programa do 5S na sua instituição de saúde, disponibilizamos um Guia do Programa 5S que você poderá baixar aqui. Caso você também queira a aula utilizada no vídeo acima, você também terá acesso aqui.
Dicas para aplicação do 5S na Saúde:
- Envolva o máximo de pessoas possíveis.
- Comunique muito bem as ações.
- Organize os ambientes de maneira a facilitar o acesso, considerando a frequência de uso.
- Crie uma rotina de checagem visual e simples, incluindo o máximo de pessoas na rotina (com revezamento entre a equipe), afinal o 5S é responsabilidade de todos e não de alguns.
- Não tenha medo de começar!
Convite ao leitor, saiba mais sobre Lean na saúde:
Conheça nossa Academia EAD, o seu ambiente de desenvolvimento: https://atosinovasaude.eadplataforma.com/
Instagram: siga – @alicesarantopoulos
YouTube: se inscreva – AtosInova Saúde